Quem efetivamente ganha em um exercício de simulação empresarial?
Para responder quem ganha, deve-se saber o objetivo da simulação empresarial: vivenciar a gestão de uma empresa e aprender com a experiência.
Olá pessoal, bem-vindos ao Blog do Professor!
Nosso objetivo é compartilhar com entusiastas de simulação gerencial experiências vividas pelo professor Ricardo Bernard, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC, 1991) e em Engenharia Agronômica (UFSC, 1987), é mestre em Engenharia de Produção (UFSC, 1993) e Ph.D. em Administração de Empresas pela École des Hautes Études Commerciales – HEC, em Montreal, Canadá (2005). Foi diretor da Association for Business Simulation and Experiential Learning (ABSEL), principal organização mundial na área de jogos de empresas (simulações gerenciais).
Aproveitem as dicas!
Para responder quem ganha, deve-se saber o objetivo da simulação empresarial: vivenciar a gestão de uma empresa e aprender com a experiência.
A resposta pode parecer óbvia, mas será que é? A simulação deve ser igual a realidade? Conheça o paradoxo da complexidade em jogos de empresas.
Os simuladores gerenciais estão mais automatizados, porém isso pode gerar um efeito negativo para os jogos de empresas: a acomodação dos professores.
Na vida real os setores têm dominância de empresas. Na simulação gerencial isso também costuma ocorrer, podendo causar problemas. Saiba como resolvê-los!
A sorte é muitas vezes atribuída como causa do sucesso empresarial. Nos jogos de empresas é ainda mais, visto que remete a jogos de azar (ou sorte).
A simulação gerencial (jogos de empresas) é uma metodologia de ensino que permite a integração da teoria à prática em cursos ditos teóricos.
A duração do jogo de empresa é definida em função de três fatores: complexidade do simulador, objetivo de sua aplicação e tempo disponível. Saiba mais!
A definição dos nomes das empresas deve ser realizada utilizando uma dinâmica que incentive a criatividade dos alunos. Conheça formas de fazê-la!
O início da simulação é um momento crítico. O coordenador deve adotar estratégias para facilitar o entendimento dos participantes. Você sabe como conduzir?
A escolha do simulador depende de vários fatores, como o foco do curso, a região da instituição e o conhecimento do setor por parte do professor.