Torne sua Semana Acadêmica uma experiência única
As semanas acadêmicas são eventos imersivos, muitas vezes organizados pelos estudantes para os estudantes, ou seja, oportunidades de realizar atividades fora da “zona de conforto” e que vão ao encontro de seus próprios interesses. Por todo o Brasil, diversos cursos organizam uma semana acadêmica periodicamente, em um movimento sinérgico entre as instituições de ensino, professores e estudantes.
Durante estas datas especiais, no lugar de aulas normais, os participantes da semana (alunos e professores), trabalham no campo mais prático. Atividades como palestras, painéis e minicursos, trazendo convidados e aplicando ferramentas especiais, levam os participantes a desenvolver suas competências, serem apresentados a novas áreas e também aprofundar (ou solidificar) seus conhecimentos sobre assuntos de suas preferências.
A oportunidade de organizar um evento deste perfil leva muitos alunos, na figura da comissão organizadora, a trabalhar de forma profissional, buscando ideias “fora da caixa” e querendo inovar. Mas, afinal, o que uma semana acadêmica pode ter de diferente?
A instituição e seus profissionais podem oferecer apoio ao evento, tanto de infraestrutura, quanto financeiro ou “consultoria”, mas o projeto é liderado pelos próprios estudantes. Com este auxílio, os organizadores focam na realização de atividades que tenham um cunho diferenciado do habitual e tragam experiências únicas. As palestras sobre tópicos especiais e com convidados externos trazem uma nova visão aos estudantes. Os painéis geram debates e interação entre os participantes, desenvolvendo a argumentação e uma visão mais sistêmica do tema. Os minicursos são “intensivos” de curta duração sobre terminado tema.
No campo da gestão, talvez o maior desafio ainda seja a união, e convergência, entre a teoria e a prática. Dinâmicas especiais, estudos de casos, oficinas e visitas técnicas são atividades comumente utilizas visando essa integração. Não se pode fazer mais que isso?
Dentre outras opções para preencher a lacuna de atividades práticas no ensino de gestão, a metodologia de jogos de empresas se destaca. Por serem customizáveis, tanto quanto a tempo de aplicação, setor de mercado e objetivos trabalhados, os jogos podem ser personalizados uma semana acadêmica.
Por meio de Torneios Fechados, as simulações gerenciais são utilizadas para trazer experiência única aos envolvidos, integrando alunos e levando a vivência da prática aliada à teoria já aprendida. Nestas atividades, os participantes assumem a gestão das principais áreas dentro de uma empresa, competindo em um mercado simulado. Desta forma, os estudantes aplicam a teoria aprendida em sala de aula e veem os desdobramentos práticos de suas decisões.
Portanto, a comissão organizadora (formada por estudantes) deve utilizar a semana acadêmica para levar aos seus pares àquilo que anseiam. Estas ocasiões trazem consigo diversas oportunidades, que deve ser exploradas com excelência pelos organizadores. O sucesso de determinada atividade ou campo de pesquisa, medido pelo feedback dos próprios participantes, podem nortear os rumos da própria instituição de ensino na organização.
Ah! Curta nossa página no Facebook e saiba das últimas da Bernard em primeira mão. Inscreva-se na nossa newsletter para receber novidades e conteúdos direto no seu e-mail.