Origem e Evolução dos Jogos de Empresas
Jogos de estratégia são utilizados há milhares de anos. O uso de jogos para fins educativos tem suas origens na china antiga, há cerca de 3.000 a.C. Eles eram utilizados para simular guerras, definindo possíveis estratégias a serem adotadas nos campos de batalha. No século V a.C. o jogo hindu chamado “Chaturanga” representava as quatro partes do exército indiano, ou seja, bigas, elefantes, cavalaria e infantaria. Este jogo é considerado como a origem do xadrez moderno. Nos séculos XVII e XVIII observa-se a utilização de muitos jogos de “xadrez de guerra”. Mais recentemente, durante as duas grandes guerras mundiais, os jogos de estratégia de guerra foram muito disseminados, e seus conceitos acabaram por ser incorporados na gestão.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos oficiais militares norte-americanos assumiram funções gerenciais em empresas e utilizaram seu treinamento militar para atender às necessidades civis. Um exemplo da migração de jogos de guerra para jogos de empresa é o “Monopologs” desenvolvido na primeira metade da década de 1950. Este jogo simulava a cadeia de suprimentos da força aérea dos Estados Unidos e posteriormente foi utilizado em empresas.
O primeiro jogo de empresas surgiu em 1956 com o “Top Management Decision Game”, desenvolvido pela American Management Association (AMA). No ano seguinte, a empresa McKinsey & Company também desenvolveu o seu jogo intitulado “Business Management Game”. A primeira referência de uso do método no meio acadêmico é de 1957, na Universidade de Washington, apenas um ano após o surgimento no meio empresarial.
Em seus primeiros anos, os jogos de empresas eram manuais e assemelhavam-se, visualmente, a jogos de tabuleiro. Na década de 1960 os jogos se modernizaram e foram programados para uso em grandes computadores, os chamados mainframes. Assim, os jogos de empresas se tornaram mais completos e fáceis de utilizar. A partir do final da década de 1970 eles se popularizaram, principalmente com o surgimento dos computadores pessoais, ou personal computers (PC). Estes computadores, por serem pequenos e baratos, permitiram o desenvolvimento de vários jogos de empresas e com a vantagem da portabilidade, ou seja, a facilidade de uso das simulações em diversos ambientes.
O avanço da computação ocorrido na década de 1990 deu início a uma nova evolução na área de jogos de empresas. Novas ferramentas de software de programação permitiram desenvolver jogos de empresas com visual gráfico, tornando mais amigável a sua interação com o usuário. Ainda na década de 90 a popularização da internet proporcionou a portabilidade a seu nível mais extremo, ou seja, a possibilidade de realização de cursos online, dispensando a necessidade de impressão de relatórios e gráficos para a tomada de decisões. Hoje vivenciamos a predominância dos smartphones e das redes sociais, o que está permitindo um novo avanço aos jogos de empresas. São simulações baseadas em aplicativos (apps) e com interação dos participantes via redes sociais.
Enfim, desde a sua origem, os jogos de empresas não pararam de evoluir, mantendo o seu objetivo maior: oferecer simuladores que proporcionem o aprendizado gerencial utilizando a prática de gestão simulada. Clique aqui e saiba o que os simuladores Bernard podem oferecer para você!
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