Capacitação Gerencial em Universidades Corporativas
Universidades corporativas são instituições de ensino superior ou técnico, criadas dentro das empresas, com o objetivo de desenvolver e qualificar colaboradores stakeholders e a comunidade. Surgidas na década de 1950 nos Estados Unidos, quando a General Electric fundou a primeira instituição de ensino corporativo, chegaram ao Brasil em 1990 por iniciativa da Accor.
No princípio o objetivo da Universidade Corporativa era a capacitação dos colaboradores para uma única atividade. Atualmente, o conceito de Universidade Corporativa é amplo e diversificado. Embora a maioria dos treinamentos seja ainda voltada ao ambiente organizacional e estratégias da empresa, também focam nos interesses pessoas e profissionais do participante, enriquecendo o currículo e motivando-os por meio da valorização das suas capacidades. Fomentam também a integração entre as diversas áreas da empresa, tornando o trabalho mais eficiente e eficaz. Oferecendo vantagens significativas para as organizações no mercado competitivo, principalmente por meio da qualificação dos participantes.
As Universidades Corporativas não buscam disputar com as Universidades tradicionais, muito menos substituí-las, visto que há aspectos nos quais elas diferem. Universidades Corporativas têm objetivos, conteúdos e público-alvo bem definidos. Procuram formar profissionais para o ambiente corporativo e de negócios, baseando-se nos valores adotados pela empresa e na prática. É essa uma das principais diferenças, já que as Universidades Tradicionais ensinam valores universais e promovem maior parte da formação por meio de conceitos acadêmicos.
Neste contexto, as Universidades Corporativas não precisam necessariamente de espaços físicos, pois a aprendizagem pode ocorrer a distancia, aliada à tecnologia, utilizando plataformas EAD, ou, se presencial, nas instalações da empresa. Os professores podem ser podem ser universitários, especialistas ou executivos da área.
Para implementar esta metodologia de capacitação corporativa, a empresa precisa avaliar exatamente quais são suas necessidades e objetivos. Os cursos devem ser personalizados para que possam abranger estratégias, práticas e valores fundamentais da organização, de maneira que os objetivos definidos sejam atingidos. Sem deixar de lado o dinamismo, fator indispensável para que haja engajamento entre os funcionários que estão participando.
Com o intuito de promover e facilitar o ensino corporativo, a Bernard oferece simulações gerenciais para aplicação em Universidades Corporativas. A partir dos jogos de empresas é possível criar um ambiente empresarial simulado para que sejam trabalhadas habilidades gerenciais dos participantes, com integração entre teoria e prática. A característica lúdica e a gamificação geram um nível de interesse muito superior ao apresentado em treinamentos convencionais, como palestras e aulas expositivas. Entre em contato conosco e saiba mais!
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