A Evolução do Agronegócio
A agricultura tem origem na pré-história, desde então está profundamente ligada à tecnologia, vinculo que hoje é observado no agronegócio. Seu surgimento remonta ao período Neolítico, em uma época denominada por estudiosos como Revolução Agrícola. O homem substituiu a caça pelas primeiras técnicas de cultura agrícola. O domínio destas técnicas primitivas deu inicio à formação de sociedades estáveis, que aliadas ao uso de ferramentas tecnológicas, com o passar do tempo viriam a produzir modelos econômicos e sociais vigentes até hoje.
Após a Guerra Fria ocorreram grandes mudanças envolvendo inovações tecnológicas no método produtivo agrícola. Esta série de transformações foi denominada Revolução Verde. O objetivo deste movimento era aumentar a produção de alimentos, reduzir os custos e introduzir ao campo novas tecnologias desenvolvidas durante a guerra. Com isso, foram criados métodos mais eficazes de fertilização e irrigação para que o desempenho agrícola não continuasse totalmente dependente do regime de chuvas. Surgiram as sementes biologicamente modificadas, bem como os fertilizantes químicos e os agrotóxicos, que procuravam melhorar o desempenho dos plantios.
Desde sempre a agricultura deve seu crescimento aos avanços tecnológicos. Isto fez com que o Agronegócio, conjunto de atividades agrícolas e industriais entre o campo e o consumidor final, se tornasse um dos setores mais lucrativos. No Brasil é o setor que mais gera empregos, o que mais exporta e o que contribui com o maior percentual no PIB (Produto Interno Bruto). Em razão de sua importância e competitividade é indispensável que os gestores estejam preparados para gerenciar seus agronegócios.
Dentre seu rol de simuladores, a Bernard conta com o SIAGRO, único no mercado, destinando à simulação de empresas de agronegócios, sejam elas pequenas indústrias ou cooperativas rurais. No SIAGRO, se trabalha na compra de matérias-primas agrícolas de produtores rurais ou produtores intermediários e as transforma em produtos para o consumidor final. A simulação integra aspectos teóricos à prática gerencial, abrangendo todo o processo do agronegócio, como a produção, a comercialização, o financeiro e os recursos humanos.
Conheça o Simulador de Agronegócios (SIAGRO)!
Ah! Curta nossa página no Facebook, siga-nos no LinkedIn e saiba das últimas da Bernard em primeira mão. Inscreva-se ao lado para receber nossa newsletter com novidades e conteúdos direto no seu e-mail.