Teoria x Prática nos Estudos
Segundo a área da Gestão do Conhecimento (GC), existem dois tipos primordiais de conhecimento: Explícito e Tácito. O primeiro destes é aquele formal, estruturado, que pode ser facilmente comunicado por meio de textos. Seu registro normalmente é fácil e realizado por meio de livros, artigos, revistas e documentos em geral.
O conhecimento tácito, por sua vez, é o adquirido ao longo do tempo, por meio das experiências vividas, sendo pessoal e dependente do contexto. Mais difícil de ser formalizado, ele é subjetivo e pertence a cada individuo, sendo assim a forma de transmissão se dá através da convivência e interações. O conhecimento tácito pode ser subdividido, ainda, em técnico (habilidades de “know-how”) e cognitivo (crenças, percepções e modelos mentais).
Basicamente estes dois conhecimentos podem ser definidos como a teoria e a prática, situações complementares para um estudo e processo de aprendizagem completo. O ensino no Brasil, por sua vez, é muito focado na teoria e a prática é muitas vezes deixada de lado, mesmo que sua importância seja incomensurável. Outros sistemas de ensino, como o aplicado nos Estados Unidos, por exemplo, já são mais focados nesse balanceamento entre Teoria e Prática. Em estudos da área de gestão, isto se dá por meio de estudos de casos e atividades como jogos de empresa.
A simulação gerencial (ou jogos de empresas) pode ser definida como um método de capacitação empresarial, onde os participantes assumem o papel de gestores competindo entre si por meio de empresas simuladas. Tal metodologia apresenta diversos benefícios para os participantes, dentre as quais se podem destacar:
- Aprendizado dinâmico, com os participantes sendo agentes ativos do processo, em um ambiente que mescla competição e cooperação.
- Facilidade de assimilação de erros, fazendo com que não sejam repetidos em uma situação real.
- Identificação e desenvolvimento de aspectos comportamentais, tais como estilos de liderança e capacidade de trabalho em equipe.
- Percepção de fatores influenciadores na gestão das empresas, como forças competitivas e normas econômicas, legais, sociais e políticas.
- Representação de vários anos da gestão de uma empresa, possibilitando a visão de longo prazo e a importância de um planejamento estratégico.
- Visão sistêmica das empresas, por meio de análises isoladas de áreas funcionais, assim como suas inter-relações.
A utilização de ferramentas e metodologias práticas, como o jogo de empresa, engaja muito mais os estudantes e faz com que eles absorvam conhecimento sem nem reparar que isto está ocorrendo. Por este motivo, é crescente o número de instituições que faz uso deste e diversos outros meios de ferramentas para aprendizado que unem a parte teórica à prática.
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