O #TG2017 foi a edição das “surpresas”, onde os “favoritos” foram surpreendidos e o título foi inédito para um estado e região. Os estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) são sempre favoritos, por conta da história. Todos os campeões das 18 edições anteriores e, em média, 65% dos inscritos são destes estados.
Na Etapa Final do Torneio Gerencial 2017 restaram apenas 2 empresas dos estados “medalhões” (ambas de Minas Gerais) e as outras 6 estavam representando seu estado por um título inédito. Os participantes que compuseram o pódio da edição 2017 do Torneio Gerencial responderam a tradicional entrevista da coordenação do TG, falando sobre sua participação, os jogos de empresa e dando dicas para futuros vencedores.
A grande campeã foi a AXIOMA, da Karollainny Maria Pereira da Silva (foto), de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras – Goiás. Na vice-colocação ficou a SGO Corp (3ª colocada no #TG2016), do Mato Grosso do Sul, da Viviane Thais Wrubleski Kuczera, estudante de administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Completando o pódio, temos a mineira BRUTAL, representando os estados “medalhões”, do também acadêmico de administração, Bruno Ivo de Almeida Costa, do Ibmec.
A que você dedica este seu sucesso no Torneio Gerencial? Quais principais características e áreas do conhecimento foram determinantes?
AXIOMA: O Torneio Gerencial ensina a pessoa arriscar constantemente em busca de melhores resultados, diria que é fundamental calcular bem os gastos e mensurar uma boa estratégia de produção para almejar o resultado.
SGO Corp: O fator principal foi a previsão dos custos e despesas, para, com base nesses valores, saber até onde poderia reduzir os preços de venda e ainda obter lucro. A área de conhecimento mais utilizada foi a contabilidade, para interpretação e análise das demonstrações e relatórios disponíveis.
BRUTAL: Dedico o meu sucesso as várias horas de prática e trabalho. As principais características foram a capacidade de análise da forma de jogar dos outros jogadores e a perseverança. A área de conhecimento que mais foi determinante foi a financeira, para conseguir fazer planilhas que tornaram todas as decisões mais fáceis.
O que o Torneio Gerencial tem de melhor? Quais os grandes benefícios e oportunidades geradas por ele?
AXIOMA: O melhor do torneio é o inesperado, um mercado onde tudo pode acontecer, envolvendo vários fatores. Um dos grandes benefícios é poder simular de perto uma grande empresa, onde os resultados dependem da nossa decisão.
SGO Corp: O grande diferencial é que o resultado de suas decisões depende das decisões dos outros participantes, o que torna a disputa bastante imprevisível. No torneio o participante pode testar seu conhecimento teórico, correr riscos, almejar o sucesso e depois avaliar o resultado de tudo, sem dúvida uma experiência que será muito valiosa para o mercado de trabalho ou para a vida de empresário de cada participante.
BRUTAL: O Torneio Gerencial consegue passar a experiência de controlar varias áreas de uma empresa e o seu principal beneficio é poder simular estratégias e aprender na prática quais são mais eficientes.
Quais as grandes dificuldades e os principais desafios encontrados durante sua participação no #TG2017?
AXIOMA: A maior dificuldade e encontrar a determinante certa entre produzir e lucrar. Um dos grandes desafios é ter a coragem de refazer a estratégia quando percebemos que o caminho que começamos a trilhar não esta dando certo. Outro desafio maior é se colocar no lugar do concorrente para tentar prever os passos dele.
SGO Corp: Sem dúvida o grande desafio é tentar prever quais serão as decisões dos demais participantes, qual será o preço praticado por cada um, etc. Não é simplesmente analisar e tomar as decisões da sua empresa, mas também analisar todos os concorrentes e tentar prever qual será o caminho que cada um vai seguir no torneio.
BRUTAL: O principal desafio e dificuldade foi de conseguir fazer planilhas com precisão de 100%.
O Torneio Gerencial faz uso do método de jogos de empresas (simulação gerencial). Você já teve experiência ou já conhecia este método? O que achou da sua aplicação? Você considera interessante sua utilização nas instituições de ensino?
AXIOMA: Não conhecia esse método, achei bastante interessante. Acredito que todos poderiam ter uma matéria dessa, onde o aluno conheceria de perto o mercado.
SGO Corp: Conheci o método no Torneio de 2016, após ser apresentado por uma colega de trabalho. A aplicação é excelente, auxilia no desenvolvimento de ferramentas administrativas e empresariais que são muito úteis no dia a dia. Sem dúvida está simulação empresarial deveria ser utilizada nas instituições de ensino.
BRUTAL: Já havia participado de duas simulações na faculdade, mas o foco maior era no marketing. A aplicação desse método é ótima para o aprendizado e considero muito interessante o uso em instituições de ensino, deveria ser utilizado em todas.
O Torneio Gerencial utiliza quatro simuladores gerenciais da Bernard (comercial, industrial, agronegócios e serviços). O que você achou de cada um deles? Como foi o seu desenvolvimento em cada uma das quatro etapas?
AXIOMA: O Comercial, Industrial e Agronegócios, com uma boa estratégia, podem se tornar bem tranquilos, mas, como um dos simuladores mais emocionantes, destacaria o de serviços. É muito difícil você identificar qual a melhor estratégia a seguir onde produzir muito ou menos a questão de ampliar o mobilizado e ainda tem o fator surpresa de demissões espontâneas de empregados.
SGO Corp: No simulador comercial, o grande desafio é a previsão da demanda, principalmente do produto perecível que pode gerar perdas, através dos gastos com propaganda e definição de preços, o gerenciamento das despesas, como aluguel por exemplo também é um fator que merece atenção; No industrial, o foco é nos custos, aliado a gestão de RH, melhorando a motivação e produção por funcionário, ótimo simulador, um dos que mais gosto de trabalhar; Agronegócios, simulador que exige bastante do participante, para gerir a demanda de matérias primas que podem gerar perdas e também dos produtos acabados, além da gestão financeira que tem que ser analisada com muita atenção; Serviços, pra mim o mais desafiador, gerir demanda, contratação de funcionários, motivação, produção, imagem do serviço, além de preço, custos, etc. Sem dúvida um dos melhores simuladores, infelizmente no final acabei errando algumas previsões, mas o 2º Lugar está ótimo.
BRUTAL: As etapas do Comercial e Industrial achei bem fáceis de gerenciar, na simulação de agronegócio a dificuldade se eleva um pouco, mas na de serviços o nível de complexidade da um salto muito grande e levou um pouco mais de tempo para me acostumar.
Você acha que o método de simulação gerencial, utilizado no TG, ajuda a preparar melhor o participante (estudante) para enfrentar o mercado de trabalho? Em que aspectos?
AXIOMA: Sem dúvida o TG ajuda o participante a ter uma visão melhor do mercado estando diante de situações de risco, onde é preciso decidir em pouco tempo, ajudando o estudante a desenvolver, principalmente, aspectos de lideranças.
SGO Corp: Sim, através da simulação gerencial o estudante vivencia na prática que cada decisão dentro o ambiente empresarial gera algum tipo de resultado, positivo ou negativo. Ele percebe que variáveis como preço, propaganda, motivação da equipe, entre outras, compõem um mecanismo em funcionamento e em constante mudança, sendo que o conjunto destas variáveis que podem levar a empresa ao sucesso ou ao fracasso.
BRUTAL: Acredito que a simulação ajuda a preparar melhor o participante ao dar a oportunidade de gerenciar diversas áreas de uma empresa e aprender que todas as áreas de uma empresa estão interligadas. Mas é muito importante lembrar que no mercado de trabalho as coisas se tornam ainda mais difíceis, pois podem ocorrer atrasos em entregas, maquinas podem estragar, peças podem ser fabricadas com defeito e é preciso estar pronto para qualquer imprevisto.
Deixe sua mensagem e dicas para os outros participantes do Torneio Gerencial:
AXIOMA: Eu diria que arriscar é fundamental, mas com sabedoria. Muitos erram porque gostam do imediatismo, o segredo não é estar bem no ranking no começo e sim no final, muitos erram por fazer estratégias imediatistas. Então nem sempre a melhor estratégia vai te deixa na frente logo de cara, às vezes será necessário algumas rodadas para ver o resultado.
SGO Corp: O Torneio Gerencial é a oportunidade para os estudantes testarem na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, são ótimos simuladores que exigem muita dedicação, analise, projeções, etc., para tentar o 1º Lugar em cada Etapa do Torneio. Mas acima de qualquer posição ou prêmio, a experiência é única e gratificante, não perca tempo, participe da próxima edição.
BRUTAL: Uma dica a todos que querem participar do TG é dedicar bastante tempo lendo o manual e montado uma planilha de qualidade para conseguir gerenciar bem a empresa sem ter surpresas ao final de cada período.
Quer saber mais sobre o Torneio Gerencial, organizado desde 1998 pela Bernard? Acesse agora nosso site e fique ligado na nossa página do Facebook!