No ano do 25º aniversário da empresa, os irmãos Ricardo e Paul Bernard, fundadores e sócios, respondem algumas perguntas sobre a Bernard e seus 25 anos de história. Eles comentam sobre o surgimento e a consolidação da empresa, a metodologia de jogos de empresa, o Torneio Gerencial, as soluções Bernard e o futuro.
De onde surgiu a ideia da criação da empresa?
Fundadores: A Bernard surgiu por iniciativa de 3 irmãos com o objetivo de desenvolver simuladores empresariais para capacitar alunos de Administração e outros cursos ligados à gestão. A ideia foi de um dos sócios, que estudava Agronomia durante o dia e Administração à noite. Durante o dia ele aprendia muito pela prática, uma característica do curso de Agronomia. Entretanto, à noite ele sentia falta da prática, pois o curso de Administração era muito teórico. Este contraste o incomodava. Durante o mestrado em Engenharia, ele participou de uma atividade de jogos de empresas. Imediatamente ele identificou que esta seria a oportunidade de colocar prática nos cursos de Administração.
Vários estudos apontam que as pequenas empresas têm sérias dificuldades em passar do seu 5º ano de existência. São raros os empreendimentos que ultrapassam este marco, ainda mais os que completam 25 anos. Como foi este processo de consolidação?
Fundadores: No início foi muito difícil, pois pouquíssimos coordenadores de curso no Brasil sabiam do que se tratava a metodologia envolvendo simuladores empresariais. A Bernard teve então que criar este mercado. Isto demorou mais de uma década. Para sobreviver, a empresa trabalhou em outro segmento: softwares para gerenciamento (estoque, financeiro, faturamento e frente de loja). Foi este segmento que manteve a empresa até que o mercado de simuladores gerenciais começasse a surgir. A partir deste momento, abandonamos o segmento de software de gerência e focamos nossos esforços apenas no mercado nascente.
Quais as vantagens da utilização da metodologia de simulação gerencial no meio acadêmico? E no corporativo?
Fundadores: A utilização de simuladores gerenciais no meio acadêmico é principalmente para integrar a teoria com a prática. No meio corporativo existem diversas abordagens e, entre elas, podemos destacar a consolidação da prática com conceitos, a integração departamental (para quebrar os “silos” que se criam dentro das empresas), a seleção de trainees e desenvolvimento de lideranças.
O Torneio Gerencial é hoje o maior torneio acadêmico de negócios do Brasil. Em que momento a Bernard observou seu potencial? Como foi sua criação e evolução?
Fundadores: A criação do Torneio Gerencial (TG) foi para dar visibilidade à metodologia de simulação gerencial (jogos de empresas) dentro dos cursos de graduação em Administração e áreas afins. Começamos em 1998. A primeira edição foi realizada inteiramente via fax, pois a Internet ainda estava engatinhando naquela época. Hoje o TG é um sucesso indiscutível. Os participantes do torneio podem competir com pessoas do Brasil inteiro, aprendendo com o processo e ainda podem validar as horas dedicadas ao TG como atividades complementares nos seus cursos de graduação. Os melhores ainda são premiados. Durante as 19 edições do TG, já foram distribuídos mais de R$ 140.000,00 em prêmios.
Qual a importância dos professores e profissionais que utilizam as soluções da Bernard para disseminação do conhecimento?
Fundadores: A Bernard é especialista no desenvolvimento de simuladores gerenciais. Temos simuladores de pequenas e grandes empresas para diversos segmentos de mercado, tais como indústria, comércio, serviço, agronegócio, bancário e seguradoras. Apesar deste know-how, sabemos que o coordenador da simulação é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso de uma simulação. Por este motivo, temos a maior preocupação na formação e atualização deste profissional. Além dos cursos de formação de coordenadores, realizamos semestralmente um encontro de coordenadores chamado Curso de Aperfeiçoamento, com o intuito principal de promover a troca de experiência entre os professores.
O que esperar da empresa para os próximos anos?
Fundadores: 25 anos já se passaram. Agora a Bernard está se preparando para mais 25 anos. O nosso foco continuará a ser na capacitação gerencial, utilizando simuladores empresariais. A tecnologia sempre evolui e temos por filosofia estar à frente da demanda do mercado. Estamos desenvolvendo hoje simuladores e funcionalidades que serão demandadas daqui a 1, 2 ou 5 anos. Os produtos que disponibilizamos atualmente são compatíveis com o que há de mais moderno no mundo. Por este motivo, estamos vislumbrando tornarmos um player a nível mundial.
QUE VENHAM OS PRÓXIMOS 25 ANOS!
Quer ler mais entrevistas e matérias sobre simulação gerencial (jogos de empresa)? Acompanhe o Simulando, informativo da Bernard!