O Professor Msc. Romildo João Lisbôa, de União da Vitória – PR, vem utilizando uma metodologia inovadora na avaliação das apresentações que os seus alunos fazem ao final da disciplina de Simulação Gerencial.
Quando e por que o professor começou a utilizar esta metodologia?
Romildo Lisbôa – Passamos a usá-la quando foi decidido, pelo colegiado, que todos os TCC’s deveriam ser estudos de casos. Isto abriu portas para estágios em empresas regionais. Visando aproveitar esta oportunidade, consegui unir dois anseios meus como profissional docente, sendo o primeiro trazer renomados empresários regionais para dentro da IES para ver os valores aqui lapidados e, como segundo, apimentar as decisões das equipes visando um estudo mais aprofundado antes das decisões. Para os acadêmicos é uma excelente oportunidade de aparecer para o mercado de trabalho, como se fosse uma vitrine.
Existe ainda uma premiação simbólica gentilmente fornecida pelos convidados jurídicos que é entregue no momento máximo de um acadêmico que é sua colação de grau, já fazendo parte do cerimonial de Administração, onde a equipe campeã é apresentada para a sociedade em breves minutos de glória diferenciada dentro de sua conquista maior que é a titulação de Bacharel em Administração.
Como é a dinâmica desta atividade?
Romildo Lisbôa – A cada ano de gestão (4 decisões) onde ocorrem as assembleias, estas acontecem no salão nobre da IES, com público de período letivo anterior, sempre acompanhados de um convidado externo, geralmente um gestor ou administrador de empresas regionais. Este convidado tem prévio acesso ao ambiente WebSimulador e analisa a situação de cada empresa. Como estas apresentações são via slides, o convidado observa o conhecimento e envolvimento de cada equipe, uma vez que todos os integrantes devem expor as suas diretorias de forma rápida e objetiva, sendo que para estas assembleias intermediarias também ocorrem premiações virtuais (dinheiro do simulador), creditados na próxima decisão.
Qual o perfil dos avaliadores?
Romildo Lisbôa – Os avaliadores tem geralmente perfil empreendedor e são renomadas fontes de inspiração citadas regularmente na mídia. Eles são oriundos da indústria, comércio, serviços, instituições financeiras, etc.. Um exemplo foi o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal da agência de nossa cidade, que se fez presente dando seu parecer e falando sobre sua vivência na simulação, uma vez que é egresso do curso de administração e se utilizou desta ferramenta, inclusive vencendo sua edição.
Qual é a reação dos acadêmicos?
Romildo Lisbôa – A ideia como um todo é despertar nos períodos letivos que antecedem o último semestre, onde ocorre a simulação, a vontade de administrar além das paredes da sala de aula, pois assim chegando sua vez, estarão no clima, pois como citado, normalmente eles são plateia. Para os que estão “jogando” é uma experiência única, que transcende a IES, levando a discussão e analise dos resultados até para eventos festivos e sociais, aproveitando em muito o ambiente Websimulador. Para se ter uma noção do envolvimento dos acadêmicos, eles ficam ansiosamente esperando a divulgação do resultado de cada decisão. Me acionam via MSN, celular ou outros meios digitais disponíveis para comentários, dúvidas, próximos passos, etc…
O que diferencia esta atividade?
Romildo Lisbôa – Realmente o que diferencia a atividade é o projeto como um todo. Ambiente estrategicamente preparado, o software de alto poder de confiabilidade com enorme facilidade de uso, network gerado para a IES e o relacionamento dos acadêmicos com os empresários regionais.
Qual o impacto desta atividade na aproximação da academia ao meio empresarial?
Romildo Lisbôa – A Uniguaçu está completando 10 anos de vida com seu muitíssimo conhecido slogan “Ensino pra Valer e Compromisso Social”, usando isto como exemplo, aliamos realidade empresarial a um ambiente virtual, gerando impacto positivo tanto para os acadêmicos como em nossos empresários e, sem dúvida, encurtando os laços de relacionamento.
Cremos que estamos contribuindo de forma contundente para a formação de profissionais, já os ambientando com o mundo externo da gestão, uma vez que o Brasil tem um apagão de profissionais qualificados como fortemente divulga a mídia especializada, desta forma deixo uma mensagem:
“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”
(Peter Drucker)