Leandro Calil, professor do curso de Administração da Universidade de Vila Velha, que utiliza os simuladores gerenciais da Bernard desde 2007, fala sobre a importância dos professores no papel de coordenadores de simulação gerencial.
Conte um pouco da sua experiência na aplicação de jogos de empresas:
Leandro Calil – Minha experiência começou em 2007 com uma disciplina baseada em jogos de empresas, do curso de graduação em Administração da UVV, onde a proposta foi de inovação, ou seja, sair do modo convencional de tratar e entender o processo gerencial para algo mais dinâmico, atrativo e eficiente. Surgiu então a oportunidade de trabalhar com os sistemas de simulação gerencial da Bernard, que atualmente utilizamos na disciplina.
Qual é a importância do professor durante a aplicação dos jogos de empresas?
Leandro Calil – O professor é, sem dúvida, a peça-chave da simulação. Apesar de, obviamente, serem relevantes os alunos e também o simulador como ferramenta de trabalho, de maneira geral, tudo depende do professor como coordenador da simulação. Sendo assim, fica bem nítida a importância do conhecimento acadêmico e da experiência do professor na condução do método com a utilização dos sistemas de simulação gerencial junto às equipes.
Relate a importância da capacitação inicial dos professores no resultado das simulações conduzidas em sala de aula:
Leandro Calil – Considero de extrema importância a capacitação inicial dos professores, uma vez que o resultado da simulação depende essencialmente do conhecimento e da experiência do professor com o método utilizando os sistemas de simulação gerencial. Durante o período de capacitação são apresentadas instruções importantes sobre um novo modelo de aula e também de novas ferramentas de trabalho que, até então, eram desconhecidas para o professor.
Em 2010 você participou do curso de aperfeiçoamento em simulação gerencial, oferecido pela Bernard. Quais os principais benefícios obtidos?
Leandro Calil – Além de todo o conteúdo apresentado pela equipe de profissionais e professores da Bernard em relação ao método de simulação, considero, também, que um dos grandes benefícios obtidos foi a troca de experiências com todos os professores presentes no curso. Na ocasião, foi muito valiosa a troca de informações entre os professores sobre o método de jogos com a utilização de simuladores gerenciais. Com essa soma de novos conhecimentos, a tendência é que as aulas tenham mais qualidade e sejam cada vez mais atrativas e dinâmicas.
Quais as dicas que você dá aos professores que estão iniciando o uso do método de simulação gerencial?
Leandro Calil – Considerando que a disciplina terá a utilização de simuladores gerenciais, primeiramente, é muito importante que o professor conheça as ferramentas de trabalho, ou seja, conhecer em detalhes o funcionamento dos sistemas. É importante destacar também que o professor deve ter o domínio de todo o método de simulação para que a turma tenha segurança em seus atos gerenciais. E, ainda, o professor deve ser criativo e adaptativo para conduzir a simulação nas diferentes turmas e cursos em que possa estar.