Dr. Eliezer Arantes da Costa é autor do livro “Gestão Estratégica – Da empresa que temos para a empresa que queremos”, da editora Saraiva , consultor da empresa FutureTrends Ltda. e professor de cursos de de pós-graduação da Faculdade Trevisan, e do CPES – Centro Paulista de Economia e Saúde, da UNIFESP. O professor e consultor fala sobre sua tese de doutorado, defendida recentemente na Unicamp, que envolveu teoria de jogos e jogos de empresas.
Muitos confundem Teoria de Jogos com Jogos de Empresas. Qual a diferença entre estes dois conceitos?
Eliezer Arantes da Costa – De fato, esta confusão acontece em muitas ocasiões. De uma forma bem simplificada, pode-se dizer que a Teoria dos Jogos trabalha com modelagem matemática de situações de conflito de interesses entre jogadores, ou agentes autônomos. Assim, em um contexto da teoria dos jogos, diz-se que um jogo está “resolvido”, quando é possível encontrar um ponto de equilíbrio entre as decisões estratégicas de todos os jogadores envolvidos. Os jogos tratados pela Teoria dos Jogos se aplicam, em tese, a todas as áreas de atividade humana.
Já os Jogos de Empresas são modelos de simulação de empresas, em ambientes cooperativos e/ou competitivos, e têm funcionado, principalmente, como instrumentos pedagógicos, simulando situações de conflito de interesses no ambiente empresarial.
Quais motivos o levaram a utilizar jogos de empresas como laboratório para suas pesquisas?
Eliezer Arantes da Costa – Eu queria testar na prática, na minha tese de doutorado, algumas novas idéias sobre os tipos de jogos da teoria dos jogos, através da Matriz de Jogos Estratégicos. Para isto, eu precisava de um “laboratório” para testar as hipóteses de trabalho da tese. Bem, a idéia que me ocorreu foi usar um “jogo de empresas” para testar tais idéias. Foi assim que acabei usando o simulador da Bernard por uma especial gentileza do Prof. Ricardo Bernard.
Comente brevemente como os jogos de empresas foram utilizados.
Eliezer Arantes da Costa – Bem, a Matriz de Jogos Estratégicos, criada dentro do escopo das pesquisas da tese, permite mapear os 4 jogos clássicos da teoria dos jogos – Nash, Pareto, Stackelberg, e Minimax – e mais dois novos jogos, em casos-limite, que chamei de Paternalista-Solidário e Hegemônico-Marginal. Aí, criei 6 ambientes de jogos, devidamente duplicados, usando o simulador industrial da Bernard operado via web, devidamente configurado para representar cada um dos seis jogos pretendidos. Os estudantes foram alocados aos seis jogos… e os jogos acabaram acontecendo com sucesso, em 7 períodos simulados. Ao final, os participantes tiveram oportunidade de saber exatamente o contexto de cada um dos jogos de empresa dos quais tinham participado.
Quais as principais contribuições acadêmicas de sua pesquisa ao utilizar os jogos de empresas?
Eliezer Arantes da Costa – O objetivo principal da tese era o de ‘desenvolver, apresentar e aplicar um novo arcabouço conceitual para tratamento de situações de conflito de interesses’, e isto foi cumprido a contento, com a criação da MJE e de suas aplicações. Um outro objetivo, que era o de ‘contribuir para o aprimoramento da formação profissional de executivos e gestores para enfrentarem, com racionalidade, as situações de conflito de interesses’ foi parcialmente cumprido. De fato, este objetivo secundário acabou se mostrando um pouco ambicioso. Os experimentos exploratórios com alunos de graduação, utilizando os conceitos da MJE, serviram para dar uma indicação de que este objetivo poderia vir a ser atingido, mas como um alvo de longo prazo. Estes novos experimentos acabaram ficando como desafios para desenvolvimentos futuros.
Quais as principais contribuições práticas de sua pesquisa?
Eliezer Arantes da Costa – Os resultados práticos da pesquisa podem ser classificados nas seguintes categorias:
(a) Resultados de integração de conceitos de jogos – Um resultado deste trabalho foi o de integrar os quatro jogos clássicos da Teoria dos Jogos – Pareto, Stackelberg, Nash, e Minimax – em um único quadro referencial através da Matriz de Jogos Estratégicos.
(b) Resultados de aprofundamento dos modelos de jogos – Dois novos modelos matemáticos de jogos foram identificados, descritos e aplicados – Jogo Hegemônico-Marginal e Jogo Paternalista-Solidário.
(c) Resultados pedagógicos – O uso de jogo de empresas para formação de quadros gerenciais já está consagrado nas melhores escolas de negócios. Entretanto, a ampliação dos tipos de jogos aos quais os estudantes podem, e devem, estar expostos, melhora a versatilidade de gestores e dirigentes, capacitando-os para tratar objetivamente as situações de conflito de interesses onde os jogadores estão em situação de relações-de-forças desbalanceadas, cada vez mais freqüentes no mundo dos negócios.
(d) Resultados instrumentais para capacitação de gestores – O experimento mostrou que o jogo de empresas em ambiente competitivo e cooperativo, equilibrado ou não, pode ser utilizado como um excelente instrumental, altamente motivador, eficaz e eficiente para rápida capacitação de gestores na formulação de estratégias empresariais ou setoriais. De fato, o software de simulação de empresas adotado para o experimento – Bernard ® –, pode vir a incorporar novos desenvolvimentos, que poderá ser usada para treinamento avançado de executivos, usando os seis jogos da MJE, em vários tipos de mercados, como os cooperativos, monopolistas, oligopolistas, hierárquicos, cartelizados, clusterizados, e em complexas redes de suprimento, com a estruturação fornecida pela MJE.
(e) Novo esquema conceitual – Professores e instrutores em cursos de engenharia de produção, de planejamento empresarial, de administração de empresas, negociação, gestão de conflitos, tanto em graduação como em pós-graduação, passam a dispor de um esquema conceitual claro e de fácil entendimento.
(f) Alguns resultados obtidos com interdisciplinaridade do projeto de pesquisa – O projeto acabou assumindo um caráter interdisciplinar, envolvendo, por um lado, áreas como simulação de sistemas dinâmicos, jogos de empresas, teoria dos jogos, e, por outro lado, áreas como economia da empresa, cooperação e competição, e estratégias cooperativas e competitivas.
Esse esforço multidisciplinar permitiu criar pontes conceituais entre os vários conceitos de estratégia de jogos e de competição e cooperação no mundo dos negócios, através da Matriz de Jogos Estratégicos.