Integrantes da equipe OBI, vencedoras do Torneio Gerencial 2008, conversam sobre a experiência do TG.
O que você aprendeu disputando o Torneio Gerencial?
Aline – Aprendi a aplicar o que já havia visto em sala de aula, saí da teoria da faculdade para a aplicação no ambiente empresarial do Torneio. Além de perceber que não basta você possuir uma boa estratégia, ninguém está jogando sozinho, a análise do potencial dos concorrentes é de vital importância.
Sem falar que o mercado é imprevisível, com o Torneio aprendi a lidar com o imprevisto, com o incerto… Podíamos fazer os cálculos todos certos, porém alguns dados não podíamos afirmar como iriam se comportar. Aprendi que arriscar é fundamental, dessa forma é que você faz a diferença no mercado.
Aprendi a usar cada dado que foi fornecido, todos eram importantes, isso ia desde os relatórios, as cotações da bolsa até o manual! No momento que você entende cada detalhe das ferramentas que foram disponibilizadas e trabalha aliado a elas, com certeza as chances de sucesso são otimizadas!
Raquel – Aprendi lições sobre como administrar minha própria empresa, como lidar com a incerteza do mercado, e a estudar a melhor maneira de tomar as decisões para se manter em uma posição favorável em um mercado competitivo.
Laily – Fazer prognósticos antecipados dos resultados esperados do mercado é essencial para que possam ser tomadas decisões mais apropriadas para os objetivos visados.
Quais as principais dificuldades encontradas durante a competição?
Aline – A principal dificuldade foi a questão do tempo. A análise minuciosa de cada período acarreta muito tempo, as reuniões com o resto do grupo, as discussões sobre a estratégia a seguir…
É complicado aliar tudo isso com estágio, faculdade… porém na parte funcional do Torneio não houve muitas dificuldades, tudo estava explicado em algum lugar, claro que muitas vezes nas entrelinhas, algumas indagações só eram respondidas com uma análise perspicaz.
Só fiquei com algumas dúvidas em relação à cotação das ações na bolsa.
Raquel – A principal dificuldade foi lidar com a dúvida das decisões das demais empresas, algo que nós não tínhamos nenhum controle, porque essas decisões poderiam influenciar nas nossas.
Laily – Não é uma dificuldade, mas acho que seria mais adequado que as equipes soubessem qual é o produto/serviço que estão produzindo/prestando.
Você se sente mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho depois de ter participado do Torneio Gerencial? Por quê?
Aline – Com certeza, porque através do Torneio aprendemos a conviver com situações que acontecem no mercado de trabalho. Administramos a parte financeira, o marketing, RH… Agora já posso dizer a influência que cada fator exerce sobre o todo, inclusive o fator da concorrência. É legal perceber que eu consegui aplicar a matéria teórica da faculdade em uma “realidade empresarial”, me sinto mais motivada para enfrentar o mercado de trabalho depois dessa participação no Torneio.
Raquel – Sim, pois ele mostra na prática como e a competição entre as empresas no mercado, e além disso, nos da uma visão global de como seria administrar a nossa própria empresa.
Laily – Sim, porque o torneio nos proporcionou uma visão global de toda a gerência de um negócio, o que não havia sido proporcionado pela faculdade até o momento.
Você acredita que a simulação empresarial deveria ser uma disciplina implantada em todas as faculdades de administração, contábeis e economia? Por quê?
Aline – Acredito que sim, na prática você percebe que a teoria sofre algumas distorções. Se a teoria já ministrada fosse aliada com a simulação seria muito proveitoso para o aluno. O seu conhecimento com certeza seria maior; estando, pois, melhor preparado para enfrentar as variações que acontecem no ambiente empresarial. O aluno sairia da faculdade com uma maior bagagem prática, o que seria decisivo para sua inserção no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com anseio por profissionais altamente qualificados.
Raquel – Acredito que deveria, pois na faculdade, muitas vezes estudamos conteúdos que não aplicamos na prática, e a prática e o fundamental para testar os nossos conhecimentos, e isso o torneio gerencial foi capaz de proporcionar.