Entrevista com o Professor Júlio Ramon Soares Oliveira, coordenador regional do Stamp (torneio fechado de simulação comercial e industrial) e equipe Gestorema, vencedora da edição 2007. O torneio envolveu 8 capitais brasileiras e teve 1.518 equipes inscritas, formadas por 7.500 estudantes. Os integrantes da equipe Gestorema, vencedora do torneio comercial, falam da importância de participar deste tipo de atividade, das dificuldades enfrentadas e do sucesso alcançado.
Professor Júlio Ramon
Qual sua avaliação do torneio e como foi a participação e aceitação por parte dos alunos?
Júlio Ramon – O torneio é uma ferramenta excepcional para o desenvolvimento das habilidades gerenciais dos alunos. A participação dos alunos neste semestre foi fantástica. Esta foi a melhor participação de todos os semestres.
Em quais aspectos a metodologia da simulação gerencial contribui na formação acadêmica dos alunos?
Júlio Ramon – Em vários aspectos, principalmente na importância do trabalho em equipe e na capacidade de trabalhar com relatórios analisando diversas situações e planejando alternativas para a melhoria da empresa. O aluno desenvolve a capacidade de planejar, analisar e empreender.
Quais os benefícios para os alunos que participam de um torneio de simulação gerencial?
Júlio Ramon – São vários os benefícios, porém o maior deles é o de compreender que o ambiente empresarial é competitivo e necessita de profissionais capacitados e que saibam criar soluções rápidas, analisando diversos fatores. Os alunos que participam com determinação, buscando aprender como acontece cada movimentação nas diversas diretorias, compreendem que não existe uma parte, mas sim o todo e que todos os departamentos são importantes. Porém, cada um tem sua responsabilidade na tomada de decisão.
Equipe Gestorema
Vocês consideram importante a participação em torneios de simulação, durante o curso de graduação?
Gestorema – O torneio de simulação é um método de ensino muito importante para a aprendizagem dos alunos, desde que haja interesse dos mesmos. Fazer um curso de graduação tendo a oportunidade de administrar uma empresa virtual é, com certeza, adquirir conhecimento para enfrentar o mercado de trabalho. Esse tipo de competição desperta o interesse dos participantes, pois cada equipe tem o objetivo de chegar entre os primeiros colocados, com a vantagem de aprender mais a cada análise de resultados obtidos e preparação para a próxima decisão.
Quais fatores vocês consideram mais importantes para se ter sucesso na competição?
Gestorema – Para ter um bom resultado na competição é preciso estudar o material disponível. É fundamental verificar os relatórios, acessar os resultados das outras equipes, fazer comparações de resultados para chegar a uma boa conclusão que sirva para ajudar na próxima tomada de decisão.
Qual a maior dificuldade encontrada no decorrer do torneio?
Gestorema – Trabalhar em equipe quase sempre se torna um desafio a mais. Sempre tem divergências nas opiniões, falta de colaboração de alguns colegas, dificuldade para se chegar a um resultado favorável. A equipe precisa estudar cada situação com responsabilidade, analisar todos os resultados obtidos pela empresa simulada, e concorrentes, para tentar chegar a resultados satisfatórios.
Vocês se consideram mais preparados a enfrentar o mercado após terem participado do torneio?
Gestorema – Sim, participar de um torneio de simulação é muito gratificante. Ao mesmo tempo em que estamos aprendendo, também estamos nos preparando para enfrentar o mercado de trabalho.
Quais os benefícios adquiridos com a participação no torneio?
Gestorema – Sem dúvida o maior benefício com a participação no torneio é o conhecimento adquirido. A cada tomada de decisão e análise de resultados, um novo desafio. Ninguém chega a um bom resultado sem interesse, dedicação e persistência. O estudo é a base para adquirir o conhecimento desejado para chegar à decisão que julgamos mais adequada para aquela situação.
A equipe completa a entrevista afirmando que:
Gestorema – “Não existe decisão certa, existe a mais adequada para cada situação.”