Em entrevista ao Simulando, o Prof. Airton Bonet, gestor dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), fala sobre a aplicação da simulação gerencial nos cursos de pós-graduação.
Quais cursos de pós-graduação da FCJ participaram da simulação gerencial no primeiro semestre de 2006?
Airton Bonet – Todos os nossos cursos de pós-graduação têm no seu planejamento esta atividade como um recurso para atingirmos os objetivos do programa. Neste semestre participaram os cursos: Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégica Empresarial, Gestão de Marketing Empresarial, Gerenciamento de Vendas e Gestão Financeira.
Por que decidiu-se por realizar a disciplina de simulação unindo os alunos de diversos cursos de pós-graduação?
Airton Bonet – Nossa instituição tem como foco a gestão e o empreendedorismo. Percebemos que a simulação empresarial seria uma grande oportunidade para que o aluno exercitasse a gestão em condições similares ao mundo real, desde o desconforto da competitividade até os conflitos de interesse e de relações interpessoais que cotidianamente desafiam os executivos nos momentos de decisão e no exercício de suas funções diárias. A idéia de unir os cursos de diferentes áreas com foco em gestão, em um mesmo desafio empresarial teve a intenção de aproveitar o conhecimento de cada aluno. Assim, cada equipe foi composta por especialistas de diferentes áreas, o que permitiu ótimas discussões sobre cada uma das decisões que o programa exige. Este encaminhamento já foi apresentado para os alunos desde o início do programa de pós-graduação. Nosso projeto contempla que os alunos façam as primeiras disciplinas, que nós chamamos “módulo básico”, em turmas mistas, proporcionando o engajamento dos mesmos.
Qual a estrutura disponibilizada para o curso?
Airton Bonet – Todos os nossos cursos de pós-graduação recebem a mesma atenção e as mesmas condições. Temos o cuidado de garantir que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas e buscamos oferecer o melhor conforto possível para que ele aproveite do inicio ao fim, cada uma das disciplinas. Hoje dispomos de salas climatizadas, com equipamentos de projeção, de som, de tecnologia, cadeiras estofadas em todas as salas, enfim, um ambiente onde o aluno, nosso foco, poderá concentrar-se nas atividades e aproveitá-las na sua essência.
Como os alunos reagiram a essa novidade da simulação gerencial?
Airton Bonet – Os alunos aproveitaram bastante a atividade. Estiveram envolvidos do início ao fim e, mesmo após a conclusão, houve uma grande troca de e-mails debatendo os encaminhamentos e as decisões que a equipe havia tomado.
Em sua opinião, quais os benefícios que a técnica de simulação gerencial traz aos estudantes de pós-graduação?
Airton Bonet – A atividade permite vivenciar situações especialmente incômodas que todos os profissionais passam em suas atividades cotidianas. Como as situações de decisão são, na maioria das vezes, esporádicas durante uma jornada de trabalho, quando elas acontecem, o estresse emocional é muito grande e normalmente não há preocupação com a preparação para estes momentos, durante o processo de formação do profissional. O jogo de empresa permite um ambiente simulado envolvendo o grupo, as competências e as limitações das equipes, a análise das decisões, seja favorável ou não, criando desconforto aos envolvidos no trabalho. É possível após esta vivência, uma ótima reflexão das condições do ambiente e das pessoas envolvidas na atividade.
De que forma um programa curricular adequado às novas tecnologias pode atrair mais alunos para a pós-graduação da Faculdade?
Airton Bonet – A pós-graduação precisa contemplar atividades e recursos que permitam ao aluno, o desenvolvimento de suas competências. Ao utilizar ferramentas que proporcionem o melhor ambiente para o desenvolvimento destas competências, a instituição está se dispondo a ser melhor avaliada e melhor aproveitada pelos interessados em cursos de especialização.
Existe a previsão de utilizar a simulação gerencial nos próximos cursos?
Airton Bonet – Dentro do projeto de pós-graduação, em todos os cursos a Simulação Empresarial é uma disciplina com carga horária definida. Todos os nossos alunos terão a oportunidade de passar por esta experiência.