Em entrevista exclusiva, os professores Edson Torrens (direita) e Raul Landmann (esquerda), da Univille, falam sobre o torneio fechado de simulação empresarial realizado na instituição e os benefícios à universidade e aos estudantes, além de avaliarem a tecnologia e a formatação de Torneios disponibilizadas pela Bernard.
Como surgiu a ideia de realizar um Torneio de simulação empresarial com os alunos de administração e porque a escolha da tecnologia e da formatação de curso da Bernard?
Primeiramente, sentimos a necessidade de levar para nossos acadêmicos atividades que os aproximassem de forma mais intensa da prática da administração, em um ambiente que simulasse com realismo e emoção o que ocorre no dia-a-dia das empresas. Outro ponto que percebemos ser muito importante seria a integração entre os professores e acadêmicos que o torneio poderia proporcionar. A formatação de curso da Bernard, além de propiciar uma visão sistêmica da gestão empresarial, permitiria uma aplicação rápida do jogo, e uma forma de avaliarmos a possibilidade de aquisição da ferramenta para uso contínuo no Curso de Administração da UNIVILLE.
Como a coordenação do curso de administração recebeu a ideia e de que forma foi viabilizado o Torneio?
A coordenação do curso, percebendo os benefícios e o alcance dos resultados da prática dos jogos, aceitou a proposta de um torneio onde os acadêmicos fossem envolvidos em práticas administrativas de maneira extremamente receptiva. Após acertarmos os detalhes da formatação do torneio, definimos como seriam as inscrições dos alunos e procuramos patrocínio para a premiação das equipes com os melhores desempenhos.
De uma forma geral, que avaliação os senhores fazem do andamento do Torneio e do aprendizado dos alunos durante este período?
Os alunos nos procuravam demonstrando extremo interesse na competição. Não foram raros relatos com frases como: “…estamos aprendendo muito…”, “…precisamos ler e estudar mais…”, “…estamos aplicando o que o professor nos passou em sala…”. Além da pergunta: “Quando será o próximo torneio?”.
Realizar um Torneio fechado é uma ótima oportunidade para conhecer as ferramentas de simulação desenvolvidas pela Bernard. Depois de ter usado os simuladores da empresa, qual a sua avaliação da tecnologia disponibilizada e quais os projetos futuros com relação a disciplinas de simulação?
A tecnologia permitiu democratizar a participação no torneio, pois, os acadêmicos podiam tomar suas decisões e submetê-las mesmo que não possuíssem computador próprio, uma vez que podiam utilizar os recursos da Universidade ou da empresa em que trabalham. Estamos levando os resultados do torneio à próxima reunião do colegiado do curso a fim de que nossos professores apresentem, também, como foi seu envolvimento com o torneio. Estamos estudando ainda a possibilidade de utilizarmos o simulador como âncora para a prática da interdisciplinaridade, fortalecendo o vínculo entre as várias disciplinas, e assim desenvolvendo a visão sistêmica e estimulando àqueles acadêmicos que pretendem desenvolver seu lado empreendedor.
De que forma os senhores acreditam que a implantação de disciplinas de simulação empresarial possam qualificar o currículo dos cursos de administração e colaborar com a formação dos futuros profissionais?
Atualmente, existe uma grande necessidade de profissionais recém formados já com um bom grau de experiência prática. O contato dos acadêmicos com uma ferramenta que possibilita esta vivência proporciona um diferencial significativo que se traduz em desempenhos superiores, o que, em última análise, é o que o mercado espera de qualquer profissional.