O professor titular de Controladoria e Finanças da UNIPAR – Universidade Paranaense – e consultor de empresas, Prof. Dr. Régio Toesca, discute e analisa as diferenças e benefícios da utilização dos Websimuladores, ferramenta desenvolvida pela Bernard no auxílio à utilização dos softwares. O professor é formado em economista pela PUC – Paraná, mestre em Administração de Empresas, doutor em Administração de Empresas, doutor em Engenharia de Produção e pós-doutorando em Finanças pela FEA – USP.
Quais disciplinas o senhor ministra com o simulador e com a utilização de Websimuladores?
Régio Toesca – Trabalho com o simulador nas disciplinas de controlaria e orçamento empresarial e sistemas de informações contábeis e gerenciais do curso de Ciências Contábeis e jogos de empresa do curso de Administração.
O senhor utiliza ferramenta desenvolvida pela Bernard que dinamiza a comunicação entre coordenador e demais participantes da simulação. Na sua opinião, quais os benefícios da utilização dos Websimuladores?
Régio Toesca – Com o Websimulador nós ganhamos tempo, uma vez que não precisamos imprimir todos os relatórios gerados pelo simulador.
Porque razão o senhor optou por utilizar o Websimulador?
Régio Toesca – Como trabalho com várias turmas tenho que imprimir muitos relatórios e sem dúvida esta atividade não cria nenhum valor ao processo.
De que forma um currículo adequado às novas tecnologias pode atrair mais gente para a Faculdade?
Régio Toesca – Os candidatos ao ensino superior estão cada vez mais sintonizados com as tecnologias do mundo atual, portanto, se você lhes apresenta um ambiente familiar ao seu dia a dia, a aprendizagem é facilitada, pois a motivação é muito maior.
Na sua opinião, qual a importância da implantação de disciplinas de simulação empresarial para qualificar o currículo dos cursos?
Régio Toesca – A simulação torna a disciplina mais dinâmica e permite uma visão holística da ciência e de seu objeto de estudo.
O que pode mudar no relacionamento professor/aluno com a utilização do Websimulador?
Régio Toesca – O que já mudou, levando-se em conta nossa experiência particular, é a forma como entro em contato com as equipes, ou seja, com maior freqüência e rapidez.
Como a simulação empresarial pode ajudar os alunos a melhorarem o desempenho tanto dentro da universidade quanto na busca por um espaço no mercado de trabalho?
Régio Toesca – O simulador permite que o aluno perceba de forma clara o que é gestão e a partir daí naturalmente ele é obrigado a realinhar os conceitos teóricos de forma interdisciplinar. A consolidação desta nova forma de olhar e perceber a empresa, sem dúvida alguma, facilita seu ingresso no mercado de trabalho.
Quais principais adaptações o senhor realizou no seu método pedagógico com a implementação do Websimulador?
Régio Toesca – Através da ferramenta estou mais próximo dos alunos e, desta forma, aproveito melhor as oportunidades de enriquecer a aprendizagem.
A Bernard acaba de implantar o método de avaliação individual pelo Websimulador. Qual a sua opinião a respeito desse novo tipo de avaliação? De que forma isso melhora o aproveitamento da ferramenta?
Régio Toesca – Acho muito interessante e pretendo utilizar em minhas turmas.