O professor Cleverson Bussolo Klettenberg é formado em Tecnologia e Processamento de Dados pela Univale, com especialização em Análise de Sistemas e mestrado em Ciências da Computação pela UFSC. Atualmente coordena o curso de Sistemas de Informação da Uniguaçu e leciona disciplinas da área de programação e análise de sistemas. Em entrevista exclusiva, o professor explica como pretende adaptar a simulação empresarial ao currículo do curso e quais os benefícios que a técnica poderá trazer aos futuros profissionais.
Quais as vantagens que a simulação empresarial pode trazer para os novos profissionais de Sistemas de Informações?
Cleverson Klettenberg – Bom, o software mostra como administrar uma empresa, como tomar decisões em cima de variáveis do mercado. Para uma pessoa que se forma em Sistemas de Informação não adianta ser muito bom no desenvolvimento e análise de um sistema se não souber administrar depois uma empresa.
Que tipo de enfoque pode ser dado para aproveitar a simulação empresarial no curso de Sistema de Informações?
Cleverson Klettenberg – Justamente essas tomadas de decisões. Fazem com que o aluno tome a decisão mais rapidamente e aprenda a analisar as variáveis de mercado. Não adianta ficar só na empresa e não sair para buscar informações de como está o mercado, como está o custo de um profissional da área, etc.
Quais as características do simulador serão mais aproveitadas na disciplina de simulação?
Cleverson Klettenberg – Acredito que o curso tenha várias disciplinas nas quais o software pode ser aplicado, por exemplo na Contabilidade Básica, Informática e Empreendimentos, Organização e Sistemas e Métodos. Acho que o sistema vai ajudar em todas essas disciplinas.
De que forma a grade curricular do Curso de Sistemas de Informações pode ser adaptada à disciplina de simulação empresarial?
Cleverson Klettenberg – No curso de Sistemas de Informações já se pensa sobre desenvolvimento de sistemas e administração de sistemas, só ainda não havia se pensado em colocar uma disciplina de simulação. Isso ajuda o aluno, na prática, a ver todos os conceitos que aprende nessas disciplinas, com a possibilidade de tomada de decisão em pouco tempo, o que, em uma empresa, duraria três meses ou até um ano.
Existe uma previsão de quando o simulador será implantado no Curso de Sistemas de Informações?
Cleverson Klettenberg – Pretendemos implantar já no segundo semestre de 2005.
Quais são as expectativas para a implementação da técnica?
Cleverson Klettenberg – Com a simulação o aluno se sentirá muito mais motivado pois estará trabalhando encima do sistema, administrando a sua empresa, como numa experiência real. Acredito que aquela uma hora e meia de aula vai passar voando porque o aluno estará tomando decisões encima de uma empresa que pode ter bons resultados ou maus resultados, portanto ele passará a analisar os resultados a partir das decisões tomadas. Assim o aprendizado será muito maior do que se o aluno simplesmente assistisse às aulas e não colocasse em prática os conhecimentos adquiridos.