A Bernard recebeu, no dia 29 de novembro de 2005, o certificado de finalista do prêmio Talentos Empreendedores 2005, Categoria Empresa de Base Tecnológica. A empresa foi a vencedora da região da Grande Florianópolis, uma das seis regiões do estado de Santa Catarina. O Sr. Paul Bernard, gerente administrativo da empresa, esclarece como funciona e qual a importância do prêmio.
O que é o Prêmio Talentos Empreendedores? Quais seus objetivos?
Paul Bernard – O Prêmio é uma realização do Sebrae, Gerdau e RBS, com o apoio do Movimento Catarinense para Excelência (MCE), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O objetivo é promover e destacar as iniciativas e atividades das micro e pequenas empresas sediadas em Santa Catarina, quanto à aplicação de métodos de gestão inovadores que tenham resultados significativos na comunidade, destacando, também, as empresas que inovam tecnologicamente, que conseguem conquistar mercados internacionais e que preocupam-se com o social.
Quais são os critérios para a escolha das melhores empresas?
Paul Bernard – Os critérios analisam as dimensões de empreendedorismo, gestão pela qualidade e resultados quantificáveis obtidos pela empresa nos últimos dois anos. A coordenação avalia, por exemplo, como é o relacionamento da empresa com o mercado, clientes e com a sociedade; a maneira como é conduzida a função de liderança do negócio, a maneira como os processos são gerenciados; etc.
Qual a importância de tal prêmio para a empresa e para seus clientes?
Paul Bernard – Para a Bernard, este prêmio representa um reconhecimento ao esforço de seus colaboradores em transformá-la referência na área de simulação empresarial tanto no meio empresarial (corporativo) quanto no meio acadêmico, ao mesmo tempo em que avalia como positivas as ações na área de gestão, implementadas ao longo destes anos. Para os parceiros da Bernard, significa a certeza de poder contar com uma empresa séria, comprometida e que prima pela excelência empresarial.
Para o futuro, quais os projetos da empresa para continuar destacando-se?
Paul Bernard – Sabemos que muito ainda pode ser feito para melhorarmos nossa empresa e contando com nossos colaboradores e parceiros, pretendemos ir ainda mais longe. Como exemplo podemos citar o programa de qualidade que no ano que passou foi implementado para os atendimentos de suporte aos clientes e para o ano que vem, implementaremos também para os atendimentos de vendas. No mercado internacional onde no ano de 2005 tivemos ações muito tímidas e estamos preparando estratégias específicas para a abertura de novos mercados.
No âmbito da tecnologia, destacamos os aprimoramentos no “Websimulador” que pretendemos transformar em uma plataforma única para cursos de simulação empresarial, aproveitando todos os benefícios que a Internet pode proporcionar aos seus usuários.