Simulação: Técnica ou Metodologia?
Professores de simulação normalmente empregam os termos “Técnica” e “Metodologia” como sinônimos, entretanto existe diferença entre estes dois termos.
Olá pessoal, bem-vindos ao Blog do Professor!
Nosso objetivo é compartilhar com entusiastas de simulação gerencial experiências vividas pelo professor Ricardo Bernard, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC, 1991) e em Engenharia Agronômica (UFSC, 1987), é mestre em Engenharia de Produção (UFSC, 1993) e Ph.D. em Administração de Empresas pela École des Hautes Études Commerciales – HEC, em Montreal, Canadá (2005). Foi diretor da Association for Business Simulation and Experiential Learning (ABSEL), principal organização mundial na área de jogos de empresas (simulações gerenciais).
Aproveitem as dicas!
Professores de simulação normalmente empregam os termos “Técnica” e “Metodologia” como sinônimos, entretanto existe diferença entre estes dois termos.
O professor é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso no método de simulação gerencial (jogos de empresas). Conheça o perfil desejado!
A leitura do manual e primeira tomada de decisão são momentos de maior estresse na simulação, utilize estratégias específicas motivação dos participantes.
O objetivo maior da simulação gerencial (jogos de empresas) no meio acadêmico é o aprendizado. Você sabe quais as formas de aprendizado nela?
Assim como na realidade, as equipes não existirão para sempre. Na simulação também podemos alterar as equipes. Saiba mais sobre essa oportunidade!
A essência da simulação gerencial é o trabalho em equipe. A formação das equipes tem uma grande importância quando da condução da simulação.
A simulação gerencial, ou jogos de empresas, é um método único, mas utilizado em diversas abordagens, dependendo do público-alvo e dos objetivos.