Os professores usuários da simulação normalmente empregam os termos “Técnica” e “Metodologia” como sinônimos, entretanto existe diferença entre estes dois termos. Técnica é a ferramenta utilizada na simulação gerencial ou jogo de empresas (no próximo post discutiremos a diferença entre simulação e jogo). Atualmente a técnica pode ser caracterizada como o software, ou simulador, utilizado na simulação. Nos primórdios os simuladores eram manuais. Assim, a técnica poderia ser considerada como os tabuleiros, regras e demais instrumentos para conduzir a simulação (ou jogo).
Metodologia é o uso dos simuladores para atingir o objetivo desejado, tais como o aprendizado gerencial (tanto técnico quanto comportamental) e processo de seleção de profissionais (por exemplo, gerentes e trainees). A metodologia envolve diversos aspectos, tais como as dinâmicas a serem utilizadas na simulação, como será feito o briefing (aspectos introdutórios) e o debriefing (avaliações finais) da simulação, as formas de avaliação para verificar se o aprendizado desejado foi obtido e os critérios de aferição do sucesso de uma aplicação de simulação.
Resumindo, quando você estiver falando especificamente sobre o simulador, referencie-o como a técnica ou a ferramenta. Quando você estiver discutindo aspectos de sua aplicação, utilize o termo metodologia. Esta simples diferenciação facilita o entendimento, quando estivermos discutindo aspectos pedagógicos, metodológicos e operacionais da simulação.
Professor Ricardo Bernard, Ph.D.