A duração da simulação gerencial (jogos de empresas) é definida basicamente em função de três fatores: da complexidade do simulador, do objetivo de sua aplicação e do tempo disponível para a atividade. Quando utilizada no meio empresarial o tempo normalmente é o fator limitante. Assim, as simulações são realizadas em até 8 horas, considerando para tanto simuladores mais simplificados, ou reduzindo a sua complexidade, caso o software tenha esta opção.
No meio acadêmico podemos utilizar a simulação em cursos de graduação (semestrais ou anuais) e de pós-graduação. Nos cursos de pós a carga horária total geralmente fica entre 12 e 24 horas. Já nos cursos de graduação a duração da simulação normalmente varia entre 2, 3 ou 4 horas por semana. Durante vários anos ministrei as disciplinas de simulação gerencial com 3 horas-aula sequenciais na semana. Por minha experiência, posso afirmar que esta sequência de aulas não é a ideal. Considere que a dinâmica da simulação seja utilizar a sala de aula para discussão e tomada das decisões das equipes, e fora de sala, para análise dos resultados das decisões tomadas de forma individual. Se utilizarmos 3 horas para uma única tomada de decisão, este tempo será longo, especialmente depois da metade da simulação. Com este tempo, observei que alguns alunos deixavam para fazer tudo em sala de aula, e eventualmente faltava tempo para uma decisão consciente e racional. Já outros alunos faziam todas as análises antes da aula, como previsto, e ficavam com tempo ocioso. Assim, faltava tempo para alguns alunos enquanto sobrava tempo para outros.
As cargas horárias de 2 ou 4 horas semanais podem ser consideradas como ideais, pois alocam duas horas-aula para o processo de tomada de decisões em sala de aula. Alguns cursos alocam 4 horas semanais para um único período do dia. Neste caso, deve ser considerado que o professor irá utilizar 2 horas para o processo de tomada de decisões e 2 horas para ministrar conteúdo teórico na disciplina, que será praticado na simulação. Este conteúdo poderá ser, entre outros, relativo a elaboração de fluxo de caixa, precificação, análise de relatórios contábeis, administração comercial, administração das operações (produção) administração dos recursos humanos, marketing, estratégia e planejamento estratégico. Alternativamente, o professor pode considerar apenas realizar práticas de gestão simulada na disciplina. Neste caso, em 4 horas sequenciais, ele deve realizar dois períodos simulados.
Por fim, cabe alertar que uma disciplina de simulação gerencial deve realizar entre 10 a 12 períodos simulados. Não é aconselhável passar deste número porque, com o passar dos períodos, as posições das empresas tendem a se estabilizar. As empresas líderes tendem a continuar bem e as empresas que estão mal, tendem a piorar. Isto geralmente leva a uma falta de motivação e baixa no aprendizado, principalmente nas equipes que estão administrando empresas em situação difícil. Para disciplinas anuais de 2 horas-aula semanais ou semestrais como 4 horas-aula semanais, o professor deve considerar realizar duas simulações durante a disciplina, ou intercalar uma aula prática (a tomada de decisão para um período simulado) com uma aula teórica, focando em aspectos que serão utilizados na simulação, como brevemente discutido no parágrafo anterior. As sugestões dadas neste post são para tornar mais produtiva as atividades da disciplina de simulação gerencial (jogos de empresas).
Professor Ricardo Bernard, Ph.D.