O professor assume um papel de suma importância na metodologia de simulação gerencial (jogos de empresas). Ele é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso de uma simulação. Um bom professor para utilizar este método deve apresentar, além das características desejadas para ser professor, três outras. Primeiramente, o professor deve ter uma visão sistêmica da empresa. Ele não precisa ser um especialista em todas as áreas gerenciais, mas ele deve ter um bom conhecimento das principais áreas e das interações entre elas. Um excelente professor de marketing, mas que não tenha noção de custos, ou um especialista em finanças, mas que não conheça marketing, não é uma pessoa ideal para ministrar tal disciplina. A visão sistêmica é importante porque os alunos, ao tomarem decisões, ou analisarem os resultados, têm dúvidas em diversas áreas e muitas vezes a decisão em uma área impacta outra área. O professor deve, portanto, estar preparado para responder aos questionamentos dos alunos. Assim, o perfil do professor deve incluir conhecimentos básicos em micro e macroeconomia, marketing, vendas, produção, finanças, contabilidade e recursos humanos.
O professor de simulação gerencial deve também ter uma boa vivência empresarial. Esta vivência é importante, não apenas para integrar a teoria com a prática, mas também para a contextualização da simulação. Por que a vivência empresarial é importante? Bem, todo simulador gerencial é baseado em um modelo que simplifica a realidade e tem por objetivo integrar a teoria com a prática. Existem muitas semelhanças, mas também diferenças, entre a simulação e a realidade. É função do professor comparar a simulação com a realidade quando do encerramento da simulação e também quando se fizer necessário. Este comparativo somente será possível se o professor tiver o domínio da simulação e da realidade empresarial. A não associação com a realidade pode transformar a simulação gerencial em um instrumento de pouca utilidade pedagógica.
Uma terceira característica essencial para um bom professor de simulação gerencial é o perfeito domínio da metodologia de utilização. Este domínio refere-se ao modelo da simulação, normalmente explicitado pelo manual da empresa simulada, ao funcionamento do simulador utilizado e à condução de uma simulação. O modelo da simulação e o simulador são específicos para cada produto, já a condução da simulação pode ser considerada independente do simulador. Resumindo, um bom professor de simulação gerencial deve ter uma visão holística do funcionamento de uma empresa (simulada e real), conhecimento da ambiente empresarial e domínio da metodologia.
Professor Ricardo Bernard, Ph.D.