Os simuladores normalmente atribuem os nomes das empresas usando sequências tais como: Empresa 1, Empresa 2, Empresa 3…, ou Empresa A, Empresa B, Empresa C,… . Entretanto, a manutenção destes nomes geralmente cria um distanciamento entre a equipe de alunos e a empresa que ela irá administrar. Uma atividade para reduzir este problema é fazer com que os alunos atribuam nomes às suas empresas. O simples fato do nome da empresa ser escolhido pela equipe irá criar uma empatia inicial com a empresa, e com a simulação.
A definição dos nomes das empresas deve ser realizada utilizando uma dinâmica que incentive a criatividade dos alunos. Esta dinâmica pode ser simples ou elaborada, dependendo do tempo disponível, do público alvo, e do conhecimento prévio do professor. A forma mais simples é solicitar que cada equipe informe, junto à folha de decisões, o nome que deseja para a empresa. O professor deve orientar que este nome seja de fantasia da empresa, contendo no número máximo de caracteres permitido pelo simulador.
Esta dinâmica pode ser enriquecida concedendo um prêmio em “dinheiro simulado” para a empresa com o nome mais criativo. A escolha do vencedor pode ser feita pelo próprio professor. Entretanto, não gosto desta opção porque, a menos que os critérios sejam muito bem definidos para esta escolha, pode haver questionamentos que o professor esteja favorecendo determinada empresa, no caso a vencedora. Uma alternativa é fazer uma votação, seja entre os próprios alunos, ou por pessoas externas à simulação. No caso da votação ser realizada pelos alunos, uma limitação natural é que eles não possam votar no nome de sua própria empresa.
O professor pode utilizar a atividade de definição dos nomes das empresas para apresentar o conceito de branding, ou seja, criação e gestão de marcas. Assim, cada equipe deve apresentar um trabalho contendo não apenas o nome da empresa, mas também um slogan e uma logomarca para a empresa. O trabalho pode ser ainda baseado em uma hipotética definição de público-alvo da empresa, áreas de atuação, etc. Trabalhos mais elaborados podem contar ainda com jingles (mensagem publicitária musicada com refrão de fácil memorização) e outros recursos de multimídia referenciando a empresa.
O ideal é realizar a dinâmica de criação dos nomes das empresas já no primeiro período simulado. Independente da forma que esta atividade seja feita, o ideal é que o professor sempre a utilize para criar um ambiente inicial mais favorável ao uso da simulação por parte dos alunos.
Professor Ricardo Bernard, Ph.D.