Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia são considerados muito teóricos. Eles diferem de cursos, tais como Engenharias, Medicina e Odontologia, que praticam a profissão ainda durante a graduação. A simulação gerencial (jogos de empresas) é uma metodologia de ensino que permite a integração da teoria com a prática ainda em sala de aula para estes cursos ditos teóricos.
Em função do apelo de introduzir esta prática, a simulação gerencial vem sendo integrada como disciplina na matriz curricular de diversos cursos. Geralmente esta disciplina é inserida nos últimos semestres dos cursos. Este realmente é o posicionamento ideal da disciplina, já que o seu objetivo é praticar conceitos ministrados nas diversas disciplinas do curso. Assim, quanto mais próximo do final do curso a disciplina é ministrada, maior o conteúdo a ser praticado.
A disciplina de Simulação Gerencial serve, portanto, como uma integradora de diversas disciplinas do curso. Para tanto, o seu plano de ensino deve conter referências aos conteúdos de disciplinas ministradas anteriormente e que serão necessárias para que os alunos possam tomar decisões com maior balizamento teórico possível. É importante que o professor da disciplina discuta com os seus pares sobre o conteúdo das disciplinas que são demandadas pela simulação.
Para finalizar, vale ressaltar que não é objeto deste post discriminar as disciplinas que a simulação gerencial irá integrar, pois elas variam em função do tipo de curso e da matriz curricular de cada curso. Entretanto, cabe aqui um alerta sobre a importância da integração da simulação com as demais disciplinas que a ela se relacionam. Não raras vezes tenho observado a disciplina de simulação gerencial sendo ministrada de forma completamente dissociada das disciplinas que dão o arcabouço teórico para o processo de tomada de decisão. Quando isto ocorre, a simulação perde muito de seu poder agregador e de fornecer uma visão sistêmica do funcionamento de uma empresa.
Professor Ricardo Bernard, Ph.D.