O que é?

Simulador desenvolvido para simular empresas do setor de prestação serviços. Os participantes administram empresas que prestam serviços de três tipos:

  1. Baixa formação, como por exemplo serviços de limpeza e segurança;
  2. Média formação, como serviços técnicos;
  3. Alta formação, como por exemplo, analistas de sistemas e publicitários.

As empresas simuladas são sociedades anônimas de capital aberto tendo, portanto, ações cotadas na Bolsa de Valores fictícia. Os valores destas ações variam de acordo com o desempenho das empresas, e também são influenciadas pela situação macroeconômica simulada, que, dentre outras variáveis, são manipuladas pelo coordenador da simulação.

Recomendação de Uso

Meio Acadêmico:
- Graduação e pós-graduação da área de gestão

Meio Corporativo:
- Empresas prestadoras de serviços

Quer saber mais sobre o SISERV?

Se você deseja mais informações sobre o Simulador de Serviços e sua aplicação, entre em contato agora mesmo com um consultor da Bernard.

Elaboraremos uma proposta personalizada para sua necessidade!

servicos

Como funciona?

Para cada período simulado é necessário um planejamento dos tipos de serviços que a empresa deseja oferecer, pessoal necessário, política de comercialização dos serviços e qualidade dos serviços.

A demanda por estes serviços depende do preço praticado, propaganda, percepção da imagem da empresa, qualidade do serviço prestado, sazonalidade e também das decisões dos demais participantes (concorrentes).

A gestão financeira do SISERV contempla empréstimos programados, empréstimos emergencial, financiamentos, aplicação dos recursos, recuperação judicial e falência. São considerados ainda fatores como treinamento e capacitação dos empregados, participação nos lucros, motivação, produtividade, dentre outros.

Funcionalidades do WebSimulador

Conheça os diferenciais do WebSimulador, ambiente de simulação de negócios da Bernard.

Material de Apoio

Documentos de referência para usuários do simulador. O coordenador pode ainda adicionar material próprio.

Português, Espanhol e Inglês

WebSimulador disponível em diferentes idiomas.

Planilha de Notas

Controle do desempenho dos participantes da simulação.

Rastro

Histórico de acessos e ações no WebSimulador, de cada participantes da simulação.

Certificado de Participação

Emissão de certificados para os participantes.

Mural de Recados

Espaço para recados a todos participantes da simulação.

Mensagens

Comunicação direta entre coordenadores e participantes, dentro do simulador e com envio de e-mail.

Cronograma

Agendamento e controle das atividades da simulação.

Acesso Individual e Coletivo

Acesso com usuários únicos ou com um por equipe.
Características - SISERV

Informações sobre o Simulador Empresarial de Serviços.

Cenários Personalizáveis

O coordenador da simulação desenha o cenário econômico de cada rodada, podendo controlar diversas variáveis a fim de definir o nível de complexidade do jogo. Portanto, cada jogo de empresa é exclusivo e os cenários são inúmeros.

Tomada de Ativos

Os empréstimos e financiamentos contraídos junto a bancos são com garantia real, ou seja, caso a empresa deixe de pagá-los por seguidas rodadas, o banco irá tomar ativos (prédios, instalações e terrenos) para quitar dívidas em atraso.

Módulos SAD e SINVEST

É possível expandir as possibilidades do jogo de empresa e utilizar mais recursos do simulador. O Sistema de Apoio às Decisões (SAD) é uma ferramenta de auxílio aos participantes durante o processo de tomada de decisões. Já o Simulador de Fundo de Investimento (SINVEST), como o próprio nome diz, simula a gestão de fundos de investimento em ações.

Gráficos

Os usuários visualizam e analisam os resultados da simulação gerencial por meio de gráficos macroeconômicos e das empresas. São apresentados indicadores do mercado, da economia e das empresas e seus desempenhos.

Fusão de Empresas

A fusão é a união de empresas para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Na simulação, a fusão é tratada de forma simplificada, com os ajustes societários sendo feitos por meio de troca de ações entre as empresas envolvidas.

Complexidade de Serviços

A empresa pode comercializar até três tipos de serviços, de diferentes complexidades, baseados na formação escolar necessária dos empregados: Baixa (limpeza e segurança), Média (técnicos) e Alta (analista de sistemas, publicitários e consultores). Cada serviço tem características próprias com relação à formação, demanda básica e sazonalidades.

Relatórios

São disponibilizados no simulador os relatórios contábil, de mercado, operacional, macroeconômico e de custos. As informações contidas neles são essenciais, sendo utilizados como base para a tomada de decisão das empresas.

Recuperação Judicial e Falência

Recuperação judicial é um procedimento de renegociação de dívidas para evitar um eventual pedido de falência. Esse procedimento pode ser solicitado quando a empresa apresentar atrasos e deve ser negociado com o coordenador.

Contratos Prévios e Imediatos

Os contratos imediatos diferem dos contratos prévios em dois aspectos. Primeiramente com relação ao período em que os contratos são negociados (firmados) e prestados (executados). Segundo, os contratos imediatos não acarretam multas se não forem executados, ao contrário daqueles firmados previamente.