O que é?

Simulador destinado à simulação de empresas do setor industrial. As empresas devem produzir e vender bens de consumo duráveis, que são comercializados em diversas regiões. O simulador industrial reproduz condições de operação das principais áreas funcionais de uma indústria, como gestão da produção, custos, administração financeira, vendas e recursos humanos.

As empresas simuladas são sociedades anônimas de capital aberto tendo, portanto, ações cotadas na Bolsa de Valores fictícia. Os valores destas ações variam de acordo com o desempenho das empresas, sendo também influenciadas pela situação macroeconômica simulada e outras variáveis, que são manipuladas pelo coordenador da simulação.

Recomendação de Uso

Acadêmico:
Cursos de graduação e pós-graduação ligados à gestão

Corporativo:
Indústrias nos seus diversos setores

O SIND se adequa às suas necessidades?

Se você gostou e quer saber mais, fale agora com um consultor da Bernard!

Tiramos suas dúvidas e podemos fazer um orçamento ?

industria

Como funciona?

Para cada período simulado é necessário um planejamento das máquinas, instalações e matérias-primas necessárias, formas de venda, assim como o número de empregados a serem contratados ou demitidos.

A demanda leva em consideração fatores como preço, prazo, propaganda, qualidade do produto (P&D), sazonalidade do período, crescimento da economia e também das decisões dos demais participantes (concorrentes).

Os funcionários podem ter sua produtividade modificada por fatores como treinamento, nível salarial, políticas de participação nos lucros, entre outros.

Funcionalidades do WebSimulador

Conheça os diferenciais do WebSimulador, ambiente de jogos de empresa da Bernard.

Material de Apoio

Documentos de referência para coordenadores e participantes. O coordenador pode ainda adicionar material próprio.

Português, Espanhol e Inglês

WebSimulador disponível em diferentes idiomas.

Planilha de Notas

Avaliação do desempenho dos participantes e controle de suas atividades.

Rastro

Histórico de acessos e ações no WebSimulador de cada usuário (participantes, tutor ou coordenador) da simulação.

Certificado de Participação

Emissão de certificados para os participantes.

Mural

Espaço para recados do coordenador a todos da simulação.

Mensagens

Comunicação direta entre coordenadores e participantes, dentro do simulador e com envio de e-mail.

Cronograma

Agendamento e controle das atividades da simulação.

Acesso Individual e Coletivo

Acesso dos participantes com usuários únicos ou um por equipe.
Características - SIND

Informações sobre o Simulador Industrial para Jogos de Empresas.

Cenários Personalizáveis

O coordenador da simulação desenha o cenário econômico de cada rodada, podendo controlar diversas variáveis a fim de definir o nível de complexidade do jogo. Portanto, cada jogo de empresa é exclusivo e os cenários são inúmeros.

Tomada de Ativos

Os empréstimos e financiamentos contraídos junto a bancos são com garantia real, ou seja, caso a empresa deixe de pagá-los por seguidas rodadas, o banco irá tomar ativos (máquinas, instalações e terrenos) para quitar dívidas em atraso.

Módulos SAD e SINVEST

É possível expandir as possibilidades do jogo de empresa e utilizar mais recursos do simulador. O Sistema de Apoio às Decisões (SAD) é uma ferramenta de auxílio aos participantes durante o processo de tomada de decisões. Já o SINVEST simula a gestão de fundos de investimento em ações.

Comércio Exterior

As exportações correspondem a uma fatia significativa das vendas da empresa. Esta fatia será afetada por variáveis macroeconômicas, ou seja, variáveis que a empresa praticamente não tem como influenciar, e variáveis microeconômicas, às quais a empresa pode efetivamente competir no mercado.

Gráficos

Os usuários visualizam e analisam os resultados da simulação gerencial por meio de gráficos macroeconômicos e das empresas. São apresentados indicadores do mercado, da economia e das empresas e seus desempenhos.

Fusão de Empresas

A fusão é a união de empresas para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Na simulação, a fusão é tratada de forma simplificada, com os ajustes societários sendo feitos por meio de troca de ações entre as empresas envolvidas.

Responsabilidade Social Empresarial

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser definida pelas ações voluntárias realizadas no âmbito social e ambiental. As ações de RSE e ambiental a serem realizadas devem ser aprovadas pelo Conselho de Administração (coordenador da simulação), que indicará também as áreas a priorizar.

Vendas por Região

Cada empresa está instalada em uma região, onde as despesas com distribuição são menores, porém as empresas podem vender em todas regiões. Existe ainda uma última região caracterizada por áreas onde têm consumidores, mas sem empresas instaladas (que pode ser o mercado externo).

Relatórios

São disponibilizados no simulador os relatórios contábil, de mercado, operacional, macroeconômico e de custos. As informações contidas neles são essenciais, sendo utilizados como base para a tomada de decisão das empresas.

Recuperação Judicial e Falência

Recuperação judicial é um procedimento de renegociação de dívidas para evitar um eventual pedido de falência. Esse procedimento pode ser solicitado quando a empresa apresentar atrasos e deve ser negociado com o coordenador.

P&D e Qualidade do Produto

A qualidade do produto é resultado direto dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Não se conhece quanto se deve investir para melhorar a qualidade do produto. O que se sabe é que quanto maior o investimento, maior é a probabilidade de ter melhoria na qualidade do produto.

Greve de Funcionários

Dentro de cada empresa existe um movimento sindical que acompanha o nível de motivação dos empregados. A intensidade da greve será determinada pelo grau de defasagem salarial, eventuais atrasos no pagamento dos salários e demissões efetivadas pela empresa.