Destaque nacional no desenvolvimento de sistemas de simulação gerencial, a Bernard traz uma moderna linha de simuladores voltados à capacitação gerencial.

Atuando no setor desde 1992, a empresa é referência na metodologia da simulação gerencial. Seus softwares, utilizados em cursos técnicos, tecnólogos, de graduação e pós-graduação (especialização e MBA), são sinônimo de qualidade e inovação no processo de aprendizagem.

Além de fornecer os sistemas de simulação às instituições de ensino, a Bernard conta com outras soluções para empresas e instituições privadas, como cursos In Company e torneios com uso dos simuladores, que são ministrados por profissionais altamente qualificados e com grande experiência na metodologia.

Os clientes, espalhados por diversos estados brasileiros, contam com um moderno ambiente computacional e uma completa estrutura de suporte.

A empresa, localizada em Florianópolis-SC, prima pela transparência em seus negócios, pela ética e pela busca da excelência em todos seus aspectos, sempre priorizando o respeito pelo Ser Humano.

A equipe de colaboradores é formada por profissionais de alta qualificação, como programadores, analistas de desenvolvimento, analistas de suporte, engenheiros, administradores, dentre outros. Esses colaboradores estão em constante aperfeiçoamento para melhor atender os clientes.

  • Missão

    Oferecer soluções na área de treinamento e desenvolvimento gerencial, utilizando o método de Simulação Gerencial.

  • Visão

    Ser referência na área de Simulação Empresarial nos meios acadêmico e corporativo.

  • Valores

    Ética; Trabalho em Equipe; Inovação e Domínio Tecnológico; Satisfação de Colaboradores, Parceiros e Clientes.

foto 2 sede empresa

Números da Empresa

Conheça um pouco das estatísticas que nos qualificam como a melhor escolha de jogos de empresas
0
Anos no Mercado
0
Clientes Atendidos
Aprox.
0
Participantes Anuais
0
Prêmios e Reconhecimentos

Linha do Tempo

Conheça os fatos mais marcantes na história da Bernard Simulação Gerencial

1992 - Fundação da Empresa

A Bernard Simulação Gerencial foi fundada em 13 de abril de 1992, pelos irmãos Ricardo, Paul e Guilherme Bernard. A empresa tinha como produtos inicialmente comercializados simuladores gerenciais e softwares de automação comercial. Uma bela história nascia ali…

1992 - Lançamento SIND e SIMCO

Foram lançados neste ano os simuladores Industrial (SIND) e Comercial (SIMCO)

1998 - Início do Torneio Gerencial

Neste ano, foi iniciada a história do Torneio Gerencial, hoje maior torneio acadêmico de negócios do Brasil. No torneio-piloto, participaram apenas 16 equipes e, nas primeiras edições, o envio das decisões e recebimento dos relatórios eram realizados inteiramente por fax. Atualmente, ele é realizado 100% na web, já contou com a participação de mais de 15.000 participantes e distribuiu mais de R$ 130.000 em prêmios.

1999 - Criação do Simulando

O lançamento do informativo da Bernard foi a criação de um novo meio de comunicação entre a empresa e os interessados na área de jogo de empresa. Com mais de 30 edições, o “Fala Professor” (entrevista com profissionais renomados no ramo) é a seção de maior destaque do Simulando.

1999 - Lançamento SISERV

Foi lançado neste ano o simulador de Serviços (SISERV).

2004 - Lançamento do WebSimulador

O lançamento do WebSimulador foi o grande marco do fim da “era analógica” da simulação gerencial e início da “era digital”. O ambiente Web da Bernard é utilizado para gerenciamento e realização dos jogos de empresas, tanto do lado coordenador quanto do participante. Em média, o WebSimulador tem 400.000 acessos e 5.000.000 de visualizações de página por ano.

2004 - Criação do ``Bernard Solidária``

Início da Bernard Solidária, área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) da empresa, com execução de ações como filantropias de páscoa, dia das crianças, natal e projetos especiais. Milhares de pessoas carentes já foram impactadas por nosso programa.

2006 - Prêmio MPE Brasil

O prêmio MPE Brasil é um reconhecimento das práticas gerenciais empreendidas em micro e pequenas empresas. A premiação é realizado conjuntamente entre o Grupo Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), SEBRAE e Grupo RBS. Finalista nas edições 2005, 2009 e 2010, a Bernard foi escolhida a melhor empresa catarinense do setor de tecnologia em 2006.

2006 - Prêmio Talentos Empreendedores

O prêmio Talentos Empreendedores é um reconhecimento para micro e pequenas empresas de Santa Catarina quanto à aplicação de métodos de gestão inovadores. A Bernard foi finalista no ano de 2005 entre as empresas da região da Grande Florianópolis e escolhida a melhor empresa na categoria Base Tecnológica do estado de Santa Catarina em 2006. A realização do prêmio é do Sebrae, do grupo Gerdau e do grupo RBS (afiliada da Rede Globo).

2007 - Prêmio Reconhecimento MBC

Em março de 2007, a Bernard esteve em Brasília para receber o Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas que se destacaram por suas práticas gerenciais. O prêmio é uma das ações promovidas pela Rede de Cooperação Brasil+, Movimento Brasil Competitivo e Sebrae Nacional. Tem como objetivo principal promover os conceitos de competitividade, qualidade, gestão, inovação e produtividade.

2007 - Sócio eleito diretor da ABSEL

A “Association for Business Simulation and Experiential Learning” (ABSEL) é a principal organização mundial na área de jogo de empresa e simulações gerenciais. Na gestão de 2007/2008, Ricardo Bernard, sócio da empresa, foi eleito para o quadro de diretores. Ele foi um dos dois únicos brasileiros a fazer parte da diretoria em mais de 40 anos de existência da associação.

2008 - Simuladores Internacionalizados

O WebSimulador foi preparado para o mercado global, traduzido para os idiomas inglês e espanhol. Com isso, as soluções Bernard podem ser utilizadas nos países lusófonos, anglófonos e hispanófonos.

2009 - Projeto Progressus

A Bernard foi reconhecida como a melhor empresa do Projeto Progressus – Plataforma Cooperativa para Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica de Alta Competitividade e Valor de Mercado. Trate-se de uma avaliação organizacional para analisar as melhores práticas gerenciais e identificar o nível de competitividade das empresas.

2009 - Criação do Curso de Aperfeiçoamento

A partir deste ano, a Bernard organiza cursos de aperfeiçoamento em simulação gerencial para clientes das nossas soluções. Os cursos são oferecidos semestralmente e gratuitamente para nossos clientes.

2010 - Best Paper Award

Colaboradores da Bernard receberam o prêmio de melhor artigo da ABSEL sobre simulação gerencial, com o tema “Influência da capacidade de previsão dos alunos no resultado das empresas simuladas”. Ele foi escrito por Moisés Pacheco de Souza (analista da Bernard na época), Ricardo Bernard (sócio da empresa) e Hugh Cannon (professor da Wayne State University – EUA).

2011 - Lançamento SISBAN

Foi lançado neste ano o simulador Bancário (SISBAN).

2011 - Lançamento SISEG

Foi lançado neste ano o simulador de Seguradoras (SISEG).

2013 - Nova Sede da Bernard

A Bernard inaugurou sua sede própria, com 360 m² e localizada as margens da SC-401, conhecida como a via do conhecimento, onde estão concentrados parques tecnológicos e prédios voltados a empresas de tecnologia. Em parceria com outras 5 empresas do setor, foi construído o TechPlan Office, com modernas instalações proporcionando mais conforto a clientes e colaboradores da empresa.

2013 - Lançamento SINVEST

2014 - Lançamento SIAGRO

Foi lançado neste ano o simulador de Agronegócios (SIAGRO).

2015 - Lançamento do Programa SIM

Sempre buscando inovar e trazer a melhor experiência possível para seus clientes, a Bernard lançou o Programa SIM, primeiro programa de relacionamento da área de jogo de empresa no Brasil.

2017 - Bernard 25 Anos

Aniversário de 25 anos de história da empresa. Realização de ações especiais em comemoração, como promoções, sorteio, brindes e outras. O Curso de Aperfeiçoamento 2017/1 foi diferenciado, com jantar em comemoração à data.

2017 - Novo WebSimulador

Nosso ambiente Web foi reescrito do zero, com mudança impactante no design e estruturação, tendo a performance otimizada, usabilidade melhorada e funcionalidades ampliadas. Desenvolvido em conjunto com os usuários, que passaram sugestões de implementação. Sendo essa a maior mudança no WebSimulador desde seu lançamento.