Blog do Professor - Unidade 1

Confira o eBook sobre a condução da disciplina de Simulação Gerencial | Jogo de Empresas

Preencha seus dados para conseguir acesso ao eBook:

Valorizamos sua privacidade e não vamos enviar spam

Confira os artigos disponibilizados neste eBook

O Blog do Professor tem por objetivo compartilhar com os entusiastas da simulação gerencial (jogos de empresas) as experiências vividas pelo professor Ricardo Bernard.

  • 1

    O método é único, mas as abordagens são distintas

    A simulação gerencial, ou jogos de empresas, é um método único, mas utilizado em diversas abordagens, dependendo do público-alvo e dos objetivos.

  • 2

    Como organizar equipes

    A essência da simulação gerencial é o trabalho em equipe. A formação das equipes tem, por consequência, uma grande importância quando da condução da simulação.

  • 3

    Troca de participantes entre equipes: Uma oportunidade de aprendizado

    Assim como na realidade, as equipes não existirão para sempre. Os seus participantes podem sair, entre outros motivos, porque não se ajustaram à equipe, ou porque vão à busca de novos horizontes profissionais. Na simulação também podemos alterar as equipes, seja para ajustar eventuais problemas de relacionamento entre os seus membros, seja para simular outras fatores existentes na realidade.

  • 4

    Quais as formas de aprendizado na simulação?

    O objetivo maior da simulação gerencial (jogos de empresas) no meio acadêmico é o aprendizado. Com o uso desta metodologia nós cobrimos uma lacuna dos cursos ligados à gestão: a falta de prática. Raramente os alunos destes cursos têm a oportunidade de aplicar as teorias ministradas pelos professores em sala de aula. A simulação é uma destas raras oportunidades. O aprendizado na simulação ocorre de forma lúdica, e pela experimentação, ou seja, pela tentativa e erro. A simulação permite, portanto, que o aprendizado também ocorra pelos erros cometidos, experiência que muitas vezes é mais marcante do que o aprendizado pelo acerto.

  • 5

    Como realizar a leitura do Manual da Empresa?

    O entendimento da empresa a ser simulada é de fundamental importância para que os participantes possam tomar decisões conscientes na simulação. Detalhes sobre o funcionamento da empresa estão contidos no Manual da Empresa. Se o professor entregar este manual sem orientação, alguns alunos não vão ler e muitos dos que lerem terão dificuldades de entendimento. Como a leitura do manual, e a primeira tomada de decisão, são os momentos de maior estresse na simulação, devemos utilizar estratégias específicas para manter a motivação dos participantes.